gcriva
Há Mais de 40 Anos
Transformando Vidas!
de uma Nova Vida
Sobre o Morro Alto e demais comunidades atendidas
A comunidade Morro Alto é uma das maiores favelas do Estado de Minas Gerais, lamentavelmente, conhecida pelo alto índice de criminalidade e pela exposição das crianças às situações de violências e abusos. De acordo com dados do CREAS da região, são aproximadamente 130 (cento e trinta) crianças atendidas mensalmente com casos de suspeita de abusos e outras violências. Além de todo esse contexto, de acordo com dados do IBGE, Vespasiano, é a segunda cidade mineira com maior percentual de pessoas em aglomerados, com 20,2% da população residindo no Morro Alto.
“A maior parte das famílias vive em áreas de risco ou terrenos irregulares. Na época das chuvas, vivemos um filme de terror, com desabamentos e desmoronamentos, e enfrentamos situações de pobreza”.


De acordo com Atlas da Violência no Brasil, divulgado pelo Jornal Estado de Minas, a cidade de Vespasiano é vice-líder no ranking da violência, com 56,5 óbitos a cada 100 mil habitantes “Uma das causas desse quadro é a proliferação do mercado ilícito de drogas nas cidades médias e pequenas, que vieram no rastro do crescimento dos municípios na década de 2000”, disse Daniel Cerqueira, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea. De acordo com dados do censo de 2010 do IBGE, cerca de 48,8% da população de Vespasiano possui renda percapita inferior a ½ salário-mínimo. a taxa de desemprego entre os jovens é o dobro da taxa geral de desemprego, conforme dados do IBGE: “A taxa de desemprego entre a população que está entrando no mercado de trabalho, de 18 a 24 anos, foi de 24,1% no primeiro trimestre de 2016. É mais que o dobro da taxa geral de desemprego para o período, divulgada no final do mês passado, que foi de 10,9%. A taxa de desemprego nas faixas de idade de 14 a 17 anos: 37,9 e de 18 a 24 anos: 24,1% são as mais críticas”. Segundo a coordenadora do CAPS infantil, o órgão atende, atualmente, cerca de 40 crianças e adolescentes, por dia, vítimas de violências, abusos, transtornos mentais e doenças psicossomáticas. Dentre 18 cidades mineiras (da RMBH e interior) acompanhadas pelo 36º BPM através da equipe de PPVD (Programa de Prevenção à Violência Doméstica), a cidade de Vespasiano está em 2º lugar de notificação e acompanhamento de casos de violência doméstica.
Abertura de Novas Filiais
Em setembro/2024, o GCRIVA assumiu os trabalhos que vinham sendo desenvolvidos pela IECAP, e realizamos um diagnóstico em Umburanas/BA e Alagoa Nova/PB, com uma equipe multidisciplinar para compreender como poderíamos contribuir para a transformação social.
Umburanas/BA
Na cidade de Umburanas, atualmente, atendemos 11 comunidades, entre elas: Região Central, Barriguda do Aníbal, Barriguda do Doutor, Barriguda de Lima, Bom Gosto, Barriguda Brasília, Povoado da Verdadeira, Vila Chaves, Rua da Barragem, Casas Populares. São 378 famílias cadastras, e 560 crianças inscritas em nosso programa de apadrinhamento. Através desse programa realizamos ações itinerantes de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, oficinas de arte e cultura, oficina do brincar, oficinas de empreendedorismo para mulheres, oficinas de informática, além de eventuais doações de insumos para famílias em maior situação de vulnerabilidade.
Na sede da instituição, que fica na Rua Serafim Francisco Vieira, próximo à Praça da Igreja, as atividades são realizadas de segunda à sexta-feira conforme cronograma por ciclo de vida, sendo as crianças e famílias divididas por etapa do desenvolvimento: 3 a 5 anos, 6 a 8 anos, 9 a 12 anos, 13 a 14 anos, 15 a 17 anos e Mães, Pais e Cuidadores. As ações itinerantes são realizadas às segundas e/ou quintas feiras, em cada comunidade, com apoio de lideranças locais e de espaços cedidos por escolas, igrejas e outros.
Alagoa Nova/PB
Na cidade de Alagoa Nova, atualmente, atendemos 8 comunidades, entre elas: Santa Luzia, Rua do Leite, Alto do Céu, Vilas, Ulysses Guimarães, entre outras. São 278 famílias cadastradas e 435 crianças inscritas em nosso programa de apadrinhamento. Através desse programa realizamos ações itinerantes de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, oficinas de arte e cultura, oficina do brincar, oficinas de empreendedorismo para mulheres, oficinas de informática, além de eventuais doações de insumos para famílias em maior situação de vulnerabilidade.
Na sede da instituição, que fica na Rua Serafim Francisco Vieira, próximo à Praça da Igreja, as atividades são realizadas de segunda à sexta-feira conforme cronograma por ciclo de vida, sendo as crianças e famílias divididas por etapa do desenvolvimento: 3 a 5 anos, 6 a 8 anos, 9 a 12 anos, 13 a 14 anos, 15 a 17 anos e Mães, Pais e Cuidadores. As ações itinerantes são realizadas às segundas e/ou quintas feiras, em cada comunidade, com apoio de lideranças locais e de espaços cedidos por escolas, igrejas e outros.
Missão
Contribuir com o desenvolvimento pleno de crianças, adolescentes e jovens para que fortaleçam sua identidade, exerçam sua cidadania e sejam dignificadas enquanto seres humanos.
Visão
Ser referência nacional como instituição que contribui efetivamente para a proteção da infância e melhores oportunidades para jovens e adultos.
Valores
Família: “a família é a célula mater da sociedade” (Ruy Barbosa)
Criatividade: “A criatividade é mais importante que o conhecimento” (Albert Einstein)
Respeito: “Tratem a todos com o devido respeito…” (1Pe 2:17)
Inovação: “a imaginação é mais importante que o conhecimento” (Albert Einstein)
Organização: “com organização acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito” (Pitágoras)
Autonomia: “nunca ajude uma criança numa tarefa em que ela se sente capaz de fazer” (Maria Montessori)
Participação: “a participação é mais que um ato democrático, é o exercício de um direito” (Tatyana Gurgel)
Sustentabilidade: “ser sustentável é fazer escolhas socialmente responsáveis” (autor desconhecido)
Solidariedade: “E vós irmãos, não vos canseis de fazer o bem”(2Ts 3:13
"A Boa causa de hoje, transformará o amanhã de todos."
Siga-nos nas redes sociais e junte-se a nossa causa
Nossa Metodologia
Eu mesmo e minhas habilidades
Oportunizar às crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, a oferta de serviços de atendimentos individuais e coletivos diversos, para que conheçam seus potenciais, e exerçam suas habilidades e competências, e desenvolvam boas práticas de autocuidado e autoestima.
Eu e os outros
Promover ações de acolhimento, orientação e encaminhamento de crianças, adolescentes e jovens, de forma integrada com a Rede local; facilitar o acesso a espaços de escuta e o conhecimento dos atores que integram o sistema de garantia de direitos; apoiar o protagonismo infanto-juvenil e a formação de lideranças comunitárias na perspectiva da transformação social.
Eu e o dinheiro
Incentivar nas crianças e seus familiares à autodisciplina financeira e apoiar a família na garantia da sustentabilidade do lar; melhorar a qualificação pessoal e profissional de adolescentes e jovens, a fim de facilitar seu ingresso no mercado de trabalho ou a formação de negócios sustentáveis.
Nossas ODS’s
Nossos programas e projetos estão conectados com a AGENDA 2030 DA ONU e os objetivos de desenvolvimento sustentável.







Nossa Equipe
TATYANA GURGEL
FLAVIANA DE PAULA
MELISSA BENFICA
DEBORAH GOMIDE
NATHALIA IRIS
RENATA MAGALHÃES
LUCIENE SALLES
SABRINA ONOLASCO
MAIARA MARQUES
MICHELLE MARTINS
THALLYS GABRIEL
ANA CAROLINA
Prêmios e Certificações
Prêmio Mário Elias Jorge – categoria assistência social – anos 2022 e 2023
Prêmio ChildFund Brasil – categoria Gestão e Desempenho de Projetos – anos 2021 e 2022
Prêmio Melhores de Vespasiano do Jornal Tribuna – categoria projetos sociais – ano 2023
Cidadania Honorária concedida à nossa gestora geral Sra. Tatyana Gurgel – 2021
Challenge Coin concedida à nossa gestora geral Sra. Tatyana Gurgel – 2022



Quer saber mais sobre o GCRIA?
É só baixar os documentos abaixo e conhecer mais sobre nossas políticas.
TERMO DE FOMENTO - EMENDA FEDERAL
Termo de Fomento que entre si celebram a união, por intermédio da secretaria de formação, livro e leitura do Ministério da Cultura, e a Grupo Criança em Busca de Uma Nova Vida para os fins que especifica.
Saiba mais baixando o nosso Termo de Fomento
TERMO DE FOMENTO SIGCON
Termo de Fomento que entre si celebram o estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social e o Grupo Criança em Busca de Uma Nova Vida - GCRIVA, de Vespasiano -MG.
Saiba mais baixando o nosso Termo de Fomento
DECLARAÇÃO DE PUBLICIDADE
Documento atestando que o GCRIVA atende aos critérios adicionais de transparência em cuimprimento à decisão do STF no âmbito da ADPF 845/DF de 2024.
Saiba mais baixando a nossa Declaração de Publicidade.
AUDITORIAS
Anualmente somos auditados por empresa nacional/internacional privada independente que avalia e emite relatórios financeiros sociais, os quais disponibilizamos publicamente para demonstrar nossa transparência.
Saiba mais baixando a nossa última auditoria.
ESTATUTO SOCIAL
O GCRIVA é reconhecido como entidade beneficente de assistência social e possuindo uma equipe com mais de 30 (trinta) certificações e cursos.
Saiba mais baixando nosso Estatuto Social
POLÍTICA DE PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Disponibilizamos nossa Política de Proteção a Infância, que é um instrumento muito importante para direcionar as condutas e ações realizadas pela equipe da organização.
Saiba mais baixando nossa Politica de Proteção à Infância.
RESULTADOS GCRIVA 2024
Confirma por meio deste documento nossos resultados mais importantes do ano de 2024.
Saiba mais baixando nosso documento de Resultados.
RESULTADOS GCRIVA 2024
Confirma por meio deste documento nossos resultados mais importantes do ano de 2024.
Saiba mais baixando nosso documento de Resultados.