Assistência social
Olá Querido Amigo Parceiro
Conheça a Comunidade onde nossas crianças estão inseridas
A Comunidade em Poucas Palavras
A comunidade Morro Alto é uma das maiores favelas do Estado de Minas Gerais, lamentavelmente, conhecida pelo alto índice de criminalidade e pela exposição das crianças à situações de violências e abusos. De acordo com dados do CREAS da região, são aproximadamente 130 (cento e trinta) crianças atendidas mensalmente com casos de suspeita de abusos e outras violências. Além de todo esse contexto, de acordo com dados do IBGE, Vespasiano, é a segunda cidade mineira com maior percentual de pessoas em aglomerados, com 20,2% da população residindo no Morro Alto. “A maior parte das famílias vive em áreas de risco ou terrenos irregulares. Na época das chuvas, vivemos um filme de terror, com desabamentos e desmoronamentos, e enfrentamos situações de pobreza”.
Conheça os nossos programas...

Ciclo de Vida 1 – Primeira Infância (0 a 5 anos)

Para a faixa etária de 0 a 5 anos são oferecidas atividades educativas, socioassistenciais e psicossociais. Atividades em execução: creche para crianças de 3 a 5 anos; capacitação de pais e cuidadores para os bons tratos em família, através de palestras, grupos operativos e atendimento individual; atendimentos psicossociais, casinha de cultura, oficinas de balé e música, especialmente crianças com diagnósticos de transtornos, e seus familiares.




Ciclo de Vida 2 – Crianças e Adolescentes (6 a 14 anos)

Para a faixa etária de 6 a 14 anos são oferecidas atividades socioassistenciais e psicossociais.
Atividades em execução: Programa Eu me amo, Eu me cuido – encontros e rodas de conversas lúdicas sobre temáticos sobre saúde, proteção, autonomia, protagonismo, e proteção infantil, oficina de teatro, jiu-jitsu, futsal e pintura em tela; oficina casinha de cultura e balé; educação em tecnologias – informática, áudio visual, design. Passeios e encontros culturais. Ações itinerantes.
Ciclo de Vida 3 – Jovens (15 a 24 anos)

Para a faixa etária de 15 a 24 anos são oferecidas atividades educativas e socioassistenciais, pelo desenvolvimento pessoal e profissional. Atividades em execução: Programa Pacto – encontros temáticos sobre mercado de trabalho, projeto de vida, empreendedorismo, igualdade de gênero, protagonismo, cidadania, entre outros; Rejudes (formação em habilidades para a vida e fortalecimento em políticas públicas e cidadania); oficina de arte e esporte, como grafitti urbano, pintura em tela, jiu-jitsu e futsal; oferta de cursos de capacitação para o trabalho e educação em tecnologias: informática, design gráfico, produção de vídeo e fotos – Olhares em Foco).






Rede de Famílias & Organizações Locais
Para favorecer o fortalecimento da rede de famílias e organizações locais desenvolvemos os projetos: Marias Brasileiras e Animador Comunitário (empreendedorismo sustentável e liderança feminina) e Gestores Locais de Desenvolvimento Social – GLDS (uma articulação com diversos atores da rede local e lideranças comunitárias em prol da sensibilização e orientação das famílias para acesso e garantia de seus direitos).