Diante da pandemia causada pelo Covid-19, o GCRIVA interrompeu suas atividades presenciais em 18/03/2020, e toda sua equipe de trabalho migrou para o home office. No entanto, em 20/04/2020 começamos a executar o plano de retorno ao atendimento presencial (após realizarmos os ajustes necessários, com medidas e equipamentos de segurança, além de planejarmos com empenho e cuidado o processo de virtualização de alguns atendimentos). O objetivo central do retorno presencial era a necessidade de identificarmos melhor as demandas que as comunidades atendidas estavam passando. E, constatamos o agravamento de uma realidade que já era muito triste: desemprego, fome, situações de abusos, tristeza, ansiedade, falta de perspectiva, cansaço, problemas de saúde, falta de higiene, e outras situações que tem assolado diversas pessoas.
Assim, realizamos o cadastro de mais de 400 (quatrocentas) famílias em situação de alta vulnerabilidade, através de formulário online; e realizamos também o cadastro de outras instituições públicas (CRAS, CAPS, Conselho Tutelar, CREAS) e privadas (igrejas, instituições, negócios coletivos, abrigos, centros de recuperação, etc), para também contribuirmos com a rede e o atendimento de outras crianças e famílias, de comunidades de Vespasiano e Belo Horizonte. Temos atuadoprioritariamentecom captação de recursos para doações de gêneros alimentícios diversos: cestas básicas, de lanches (biscoitos, leite e sucos); além de kits de limpeza, de higiene, de segurança: máscaras, álcool, sabonete líquido e outros itens, além da formalização de parcerias para oferta de atendimento psicológico on line e gratuito. Já foram mais de 100.000 (cem mil) itens doados às famílias locais e da rede parceira, atendendo mais de 10.000 (dez mil) pessoas
Em fevereiro de 2021 retornamos com algumas atividades de forma segura e cautelosa, como: Balé, Espaço brincar, Percussão, Dança, Atividades físicas, Capacitação para o trabalho, Informática e oficina de libras, e demos início ao projeto Família Incrível. Novamente, em março/2021, interrompemos todas as atividades, devido aos decretos de onda roxa, mas seguimos dedicando nossos contínuos esforços na busca de recursos para doações, entrega de doações, realização de projetos e ações virtuais de qualidade, ou seja, oferecendo o suporte demandado pelo nosso atual contexto!
Nossos últimos trabalhos de destaque foram a companha Salve a Lagoa, os grafittis urbanos para revitalização de espaços de lazer e consequente reocupação, e as campanhas contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes que resultaram em vídeos e diversas músicas originais gravadas por nossas crianças, como o #rapdaproteção.Nossa gratidão aos nossos parceiros: ChildFund Brasil, SESC / Mesa Brasil, Cartório de Registro de Imóveis de Vespasiano, MDias Branco, Providens, Hotel Mercury, Cacau Show, Disk Palco, Amigão Calçados, Tambasa Atacadistas. JUNTE-SE A NOS, SEJA TAMBÉM UM AMIGO DO BEM.